23 de janeiro de 2012

Projeto Pense Magro dia 18/42. 22/01/2012


Temos que saber reconhecer quando estamos sentindo fome e quando não estamos para não comer exageradamente.
Uma maneira de saber se você está comendo exageradamente é imaginar como seria fácil caminhar quase apressadamente antes de comer. Você deveria ser capaz de caminhar nesse ritmo, com a mesma facilidade, depois da refeição. Se não consegue fazer uma caminhada assim depois de comer, significa que você comeu em exagero e que talvez tenha uma definição irrealista de saciedade.
Pessoas magras sentem-se desconfortáveis ao perceberem que comeram a ponto de dificultar uma caminhada que fariam com facilidade antes de comer. Mas, quando você come dessa forma, talvez não sinta o mesmo desconforto por achar que essas sensações são normais. É possível que sua definição de saciedade faça parte das razões pelas quais você engordou e também da sua dificuldade para emagrecer.

Se não consegue fazer uma caminhada, quase apressadamente, depois da refeição, significa que você comeu em exagero e talvez tenha uma definição irrealista de saciedade.

Quando você desfizer essa associação, terá muito menos dificuldades e se sentirá muito menos em privação. Faça o seguinte:

 Durante um mês, depois de cada refeição, pergunte para si mesmo: “Será que consigo fazer uma caminhada, quase apressadamente?” Se estiver em dúvida, tente fazer a caminhada.
 Se a resposta é afirmativa, diga: “Ótimo, estou experimentando uma saciedade normal”.
 Se a resposta é negativa, diga: “Parece que comi demais. Não é Normal. Na minha próxima refeição vou me controlar para não colocar muita comida no prato”.
 Todas as vezes em que você gostaria de comer exageradamente e não o faz, elogie-se. Você pode dizer, por exemplo: “É muito bom exercitar meu músculo de resistência”.
 Se você se sente estimulado a comer exageradamente, remova os estímulos. Por exemplo, se está em uma refeição em família, afaste para longe os talheres que usou para pegar a comida depois que todos se serviram. Se alguém o está servindo e coloca muita comida em seu prato, empurre a quantidade extra para a beirada do prato.
Peça a alguém da família guardar as sobras e também para limpar e raspar o prato.
 Responda a seus pensamentos sabotadores. Depois de ter terminado de comer o que havia planejado, talvez você pense: “Ah, eu queria muito comer mais um pouco”. Se isso acontecer, diga: “Não, estou satisfeito. Quero ficar magro, então vou parar de comer agora”.
 Se estiver ansioso, recorde-se de que comer não é uma emergência. Lembre-se de que você pode tolerar esta sensação - você já provou isso no Dia 12. A fome vem e vai e certamente você consegue esperar até sua próxima refeição - sempre vai haver outra refeição chegando.

Estou praticamente fugindo da mesa assim que termino de comer o que coloquei no meu prato para não correr o risco de comer mais. É muito boa a sensação de comer e se sentir leve como se ainda sobrasse espaço para comer mais. Assim comeremos obrigatoriamente de 3 e 3 horas porque a fome já tem chegado.

QUANDO EU CONSEGUIR MUDAR MEU CONCEITO DE SACIEDADE, FAZER DIETA SERÁ MAIS FÁCIL.


0 comentários: