20 de junho de 2013

DIA 11/42 DIFERENCIE FOME, VONTADE E DESEJO INCONTROLÁVEL DE COMER

MONITORE SUA FOME
Como você sabe quando está com fome de verdade?
Pense em três situações recentes nas quais tenha ocorrido o seguinte:

- Você ficou sem comer por muito tempo e se sentiu bastante faminto. Aquela sensação de vazio, frequentemente acompanhada de ruídos no estômago era fome.

- Você comeu uma boa refeição e ainda quis comer mais. Isso era vontade.

- Você sentiu uma urgência muito forte de comer, que veio acompanhada de tensão e de uma desagradável sensação na boca, garganta e corpo. Isso era desejo.

A maioria das pessoas que faz dieta tem dificuldade em distinguir a fome verdadeira da vontade e do desejo incontrolável de comer.
Para aprender a diferenciar melhor essas sensações, escolha um dia para observar o que você sente antes, durante e depois de comer.

Para aprender a reconhecer quando estou com fome de verdade, eu irei preencher o cartão de monitoramento da fome hoje na hora do almoço e da janta. Fazendo isso já estarei realizando a tarefa de comer devagar e observar cada porção. De acordo com as tarefas do livro ainda não comecei a dieta propriamente dita, mas vou começar a contar minhas notas a partir de hoje percebo que assim fica mais fácil controlar e observar cada porção. Dessa vez está sendo mais fácil realizar as tarefas do livro. Estou cada dia mais consciente e empenhada em realizar as tarefas.
Amanhã voltarei aqui para editar esse post com minhas percepções sobre a tarefa.


Lista das tarefas de hoje:
 Li, pelo menos duas vezes, meu “Cartão de Vantagens de Emagrecer“;
 Li outros cartões de Enfrentamento quando foi necessário;
 Comi devagar, sentado e observando cada porção…: () todas as vezes | (x) a maioria das vezes | () algumas vezes
 Elogiei-me quando me engajei em comportamentos funcionais para a dieta: (x) todas as vezes | () a maioria das vezes | () algumas vezes
 Fiz exercícios espontâneos: (x) todas as vezes | () a maioria das vezes | () algumas vezes
 Fiz exercícios planejados.
 Fiz a classificação da minha fome no Cartão de Monitoramento da Fome.

Fiquei com mania de classificar a fome toda vez que vou comer agora hahahaha. Isso é bom.

4 comentários:

Dani Campos disse...

É isso api Karlinha! Tô gostando de ver!!!

Beijão
www.adeusobesidade.com

Maya disse...

Amei post, tb preciso saber se realmente sinto fome!

Carla Renata Galassi disse...

eu tenho tudo ao mesmo tempo agora o tempo todo..rs.. bjoks lindeza e sucesso sempre

Bibi Rosa disse...

Tenho as mesmas dificuldades que você.. = /