20 de junho de 2013

DIA 11/42 DIFERENCIE FOME, VONTADE E DESEJO INCONTROLÁVEL DE COMER

MONITORE SUA FOME
Como você sabe quando está com fome de verdade?
Pense em três situações recentes nas quais tenha ocorrido o seguinte:

- Você ficou sem comer por muito tempo e se sentiu bastante faminto. Aquela sensação de vazio, frequentemente acompanhada de ruídos no estômago era fome.

- Você comeu uma boa refeição e ainda quis comer mais. Isso era vontade.

- Você sentiu uma urgência muito forte de comer, que veio acompanhada de tensão e de uma desagradável sensação na boca, garganta e corpo. Isso era desejo.

A maioria das pessoas que faz dieta tem dificuldade em distinguir a fome verdadeira da vontade e do desejo incontrolável de comer.
Para aprender a diferenciar melhor essas sensações, escolha um dia para observar o que você sente antes, durante e depois de comer.

Para aprender a reconhecer quando estou com fome de verdade, eu irei preencher o cartão de monitoramento da fome hoje na hora do almoço e da janta. Fazendo isso já estarei realizando a tarefa de comer devagar e observar cada porção. De acordo com as tarefas do livro ainda não comecei a dieta propriamente dita, mas vou começar a contar minhas notas a partir de hoje percebo que assim fica mais fácil controlar e observar cada porção. Dessa vez está sendo mais fácil realizar as tarefas do livro. Estou cada dia mais consciente e empenhada em realizar as tarefas.
Amanhã voltarei aqui para editar esse post com minhas percepções sobre a tarefa.


Lista das tarefas de hoje:
 Li, pelo menos duas vezes, meu “Cartão de Vantagens de Emagrecer“;
 Li outros cartões de Enfrentamento quando foi necessário;
 Comi devagar, sentado e observando cada porção…: () todas as vezes | (x) a maioria das vezes | () algumas vezes
 Elogiei-me quando me engajei em comportamentos funcionais para a dieta: (x) todas as vezes | () a maioria das vezes | () algumas vezes
 Fiz exercícios espontâneos: (x) todas as vezes | () a maioria das vezes | () algumas vezes
 Fiz exercícios planejados.
 Fiz a classificação da minha fome no Cartão de Monitoramento da Fome.

Fiquei com mania de classificar a fome toda vez que vou comer agora hahahaha. Isso é bom.

4 comentários:

Dani Campos disse...

É isso api Karlinha! Tô gostando de ver!!!

Beijão
www.adeusobesidade.com

Maya disse...

Amei post, tb preciso saber se realmente sinto fome!

Carla Renata disse...

eu tenho tudo ao mesmo tempo agora o tempo todo..rs.. bjoks lindeza e sucesso sempre

Unknown disse...

Tenho as mesmas dificuldades que você.. = /